Bem vindos ao meu blog! Aqui conto histórias adocicadas de mãe do Guga do Jomi e da Sofi Relato histórias de uma mãe babada/galinha como todas as outras, rendida a uma dedicação total aos 4, pois o pappy tambem conta!

20
Jun 09

( Imagem tirada da net)

Parece rubéola, mas não é. Parece varicela também, e não é. Os sintomas são bem parecidos, principalmente, as temidas manchas vermelhas pelo corpo que causam confusão à primeira vista.
A escarlatina é uma infecção causada por Streptococcus do grupo A, bactérias que causam diversos quadros clínicos na infância: amigdalite/faringite, erisipela, impetigo, ...  É uma doença contagiosa particularmente frequente em crianças em idade escolar.A transmissão é feita pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva ou secreções infectadas. A doença propaga-se mais facilmente em meio escolar quando existem portadores sãos, ou seja, crianças que contém a bactéria mas são assintomáticos, pelo que continuam a frequentar a escola e a contaminar os colegas.
Febre alta, arrepios, dores no corpo, dor de garganta, prostração. A partir do segundo dia começam a aparecer as erupções inicialmente pelo pescoço e tronco e depois disseminam-se para os membros e face (assim foi no Guga). Estas erupções são pequenas pápulas de tom vermelho-vivo (de cor escarlate, que dão o nome à doença), que evitam geralmente as regiões peri-oral (apresenta-se pálida), palmas das mãos e plantas dos pés (quando passamos a mão, estas desaparecem). Surge então a amigdalite, com pontos brancos. A língua inicialmente fica esbranquiçada e depois torna-se vermelhinha, devido ao aumento das papilas  (língua em framboesa), este sinal ainda não apareceu no Guga, mas também não é obrigatório.Ao fim de alguns dias, o rash cutâneo dá lugar à descamação. O diagnóstico é sobretudo clínico. O diagnóstico também é possível após a cura, através da detecção de anticorpos contra a estreptolisina O (teste ASO).
O tratamento hoje é bastante eficaz e baseia-se na administração de antibióticos. O antibiótico de preferência é a penicilina (estes microrganismos são muito sensíveis à penicilina e não são conhecidas resistências), porém, em crianças alérgicas à mesma pode optar-se pela eritromicina.(Eu optei, não tinha coragem para administrar um injectável, que dói tanto ao meu caçulinha). Ao fim de 48 h de antibioterapia, a doença deixa de ser contagiosa.
Não vou falar das complicações, pois estou confiante de que não vão aparecer.
Bem, já que pela 1ª vez este bichinho entrou cá em casa, achei por bem falar um bocadinho sobre ele.
Quanto ao Guga, penso que não ouviu muito bem as indicações do pediatra, pois, descanso, repouso,hummmm… é difícil para um rapazinho que passa a vida em corridas…

(estreptococos hemolitico Tipa A,

imagem tirada da net)

publicado por guguinha às 21:19
sinto-me: Estou pintinhas!

Oi,gostei de ler seu blog,pois o meu filho tbm ta com essa doença chata,mas tenhu muitas dúvidas,pois ele quase naum tem sintomas da doença,o guga fez algum exame pra saber se tava com escarlatina????Desde já agradeço....
Monique a 20 de Julho de 2009 às 02:04

Olá, benvinda ao meu cantinho.
Em relação a sua pergunta a resposta é não, não fez . Foi tudo pela clinica. Poderia ter sido feito ou analise sanguinea ou uma zaragatoa , mas chegamos a conclusão de que não valia a pena fazer "turturas " ao rapazote, quando ele tinha quase todo o quadro clinico. Só lhe faltou mesmo a cor purpura,e como respondeu bem ao tratamento ficamos mesmo por áqui.
De qualquer maneira pode fazer sempre a zaragatoa faringea, é menos invasiva, mas um pouco chata para os miúdos.
Até breve, Guguinha
guguinha a 20 de Julho de 2009 às 20:55

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
17
19

21
22
23
25
26
27

28
29
30


blogs SAPO