Bem vindos ao meu blog! Aqui conto histórias adocicadas de mãe do Guga do Jomi e da Sofi Relato histórias de uma mãe babada/galinha como todas as outras, rendida a uma dedicação total aos 4, pois o pappy tambem conta!

01
Mai 09

A UCS elaborou um conjunto de Perguntas e Respostas,para procurar ir ao encontro das dúvidas mais prementes que se possa ter sobre este assunto. Além disso ,pela sua  importância ,publico na integra, as recomendações preventivas  sobre lavagem das mãos e protecção contra o contágio através da tosse.

Espero ter sido útil!
 

 

O que é a Gripe Suína?

A gripe suína é uma doença respiratória dos porcos causada por vírus influenza tipo A que originam surtos regulares de gripe nos porcos. A maioria dos vírus isolados mais recentemente é do subtipo H1N1.
 
Os humanos podem contrair gripe suína?
Os vírus da gripe suína habitualmente não infectam o homem. No entanto têm ocorrido infecções humanas esporadicamente em pessoas em contacto directo com porcos.
 
O vírus da gripe suína é contagioso?
O vírus influenza A H1N1 suíno é contagioso e transmite-se de pessoa a pessoa, mas actualmente ainda não se sabe com que facilidade se dissemina.
 
Quais são os sintomas da gripe suína em humanos?
Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe sazonal humana, com febre, fadiga, perda de apetite, tosse e dores no corpo e de cabeça. Algumas pessoas também podem apresentar náuseas, vómitos e diarreia.
 
Como se transmite a gripe suína?
A gripe suína pode transmitir-se directamente dos animais às pessoas. A infecção humana é muito mais provável quando existe um contacto próximo com porcos infectados, como em quintas ou mercados.
 
A gripe suína pode ser transmitida entre humanos?
Pensa-se que este vírus se transmite de pessoa a pessoa do mesmo modo que o da gripe humana sazonal, através da tosse ou espirros. As pessoas também se podem infectar ao mexer na boca, nariz ou olhos com as mãos contaminadas.
 
Quando é que uma pessoa com gripe pode transmitir a doença a outra?
As pessoas infectadas podem transmitir a doença até cerca de 7 dias após o início da mesma.
 
Como posso evitar ser infectado?
Neste momento ainda não há vacina contra a gripe suína. Há alguns cuidados que podem evitar a transmissão dos microrganismos que causam doenças respiratórias como a gripe e que podem proteger a saúde de cada um:
 
o       Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e deitar o papel no lixo após usar;
o       Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, sobretudo após tossir ou espirrar; toalhetes com solução alcoólica também são eficazes;
o       Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
o       Evitar o contacto próximo com doentes com febre.
 
 
 
Posso contrair gripe suína por comer carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não se transmitem pela comida. Não se pode contrair gripe suína comendo carne de porco ou seus derivados.
 
Que devo fazer se acabei de regressar de uma zona do globo afectada pela gripe suína ou se tiver contactado com alguém infectado?
Se visitou recentemente uma área em que foram identificados casos de gripe suína, ou se tiver contactado com alguém infectado, é importante monitorizar cuidadosamente a sua saúde por um período de cerca de 7 dias após o regresso. Desde que esteja bem, não é necessário isolar-se.
 
E se adoecer com sintomas de gripe após regressar de uma zona do globo afectada?
Se, nos cerca de 7 dias após o regresso, desenvolver febre alta acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça ou dores no corpo, náuseas, vómitos ou diarreia, deve:
- Permanecer em casa e evitar contacto com outras pessoas para não disseminar a doença.
 
- Ligar para a Linha Saúde 24: 808242424
publicado por guguinha às 01:47
sinto-me: Estou deveras preocupada

não te preocupes guiginha...
há um medicamento para o H1N1 :), mas para ser eficaz tem de ser tomado no príncipio dos sintomas...

Bom dia da Mãe amanha!!!
Beijinhos grandes
dragongirl a 2 de Maio de 2009 às 11:06

Eu sei ,amiga. Eu conheço o medicamento, mas sabes tu ,quando é o ínicio dos sintomas? Vais logo toma-lo? Poderá ser uma simples gripe.
O problema é que a situação é mesmo para preocupar.
Mas vamos falar de coisas melhores. Obrigada, espero ter um "great day" , sem nenhum dos meus pimpolhos a chatear , só mesmo love, beijinhos .Guguinha
guguinha a 2 de Maio de 2009 às 18:54

A familia completa

My Family from WiddlyTinks.com
mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
14

17
19
21
22
23

24
25
26
27
28
30

31


Onde estou
Awareness Ribbons Customized - ImageChef.com
Quem me visita e visitou
online
eXTReMe Tracker
blogs SAPO