Bem vindos ao meu blog! Aqui conto histórias adocicadas de mãe do Guga do Jomi e da Sofi Relato histórias de uma mãe babada/galinha como todas as outras, rendida a uma dedicação total aos 4, pois o pappy tambem conta!

18
Ago 08

 

As francesinhas nasceram no Porto, “criadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França.
Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur". Esta especialidade típica é um snack muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses.
Este brilhante homem teve a feliz ideia de adaptar este prato aos nossos ingredientes  à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita.
Modificou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.
Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX. A Francesinha.
Este “grandioso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade.
A francesinha é logo um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com  várias de receitas, mas sempre com o mesmo espírito, de modo a satisfazer todos os diferentes gostos das nossas gentes.Assim sendo aqui vai a minha receita.
 
Ingredientes (para 2 francesinhas):
(estas quantidades são simplesmente ilucidativas)

4 fatias de Pão de forma (eu uso sem côdea)
2 Bifanas de porco/ 2 bifes tenrinhos
2 salsichas de frescas
2 linguiças
10 fatias de queijo
2 fatias de fiambre
2 ovos

Molho Francesinha:
1 cebola grande grosseiramente picada
3 a 4 dentes de alho
1 cerveja
1 cálice de vinho do porto
1 calice de Wiskie
2 folhas de louro
salsa
3 tiras de bacon
½ chouriço de carne
2 tomates médios maduros aos cubos
1 pacote dos pequenos de polpa de tomate
1 colher de sopa de azeite
piri piri a gosto

Preparação:

Inicia-se por fazer o molho: junta-se todos os ingredientes e leva-se a lume brando até reduzir para metade e ficar um molho espesso, o que demora cerca de 30 minutos! No fim passa-se com a varinha mágica.
Entretanto tempera-se as bifanas / bifes a gosto. Grelha-se as bifanas/ bifes a linguiça e as salsichas. Num tabuleiro que possa ir ao forno coloca-se 1 fatia de pão de forma, a bifana grelhada, sobre esta a salsicha, a fatia de fiambre e a linguiça cortada como a salsicha e uma fatia de queijo. Tapa-se com a outra fatia de pão de forma e coloque sobre esta 2/3 fatias de queijo. Nesta parte pode-se colocar os ingredientes que cada um mais gostar.Pode-se ainda colocar um ovo estrelado em cima da francesinha, quando for a servir. (Ponho para os miúdos e papá)
Depois de feitas as francesinhas, leva-se ao forno previamente aquecido para derreter o queijo.
Serve-se de imediato!
Pode-se deitar o molho antes de ir ao forno, eu normalmente ponho á parte e cada um põem a quantidade que desejar.
Eu  acompanho sempre com umas batatas fritas e uma salada!

Bom Apetite!

E desculpem o atraso!

publicado por guguinha às 17:15
sinto-me: Esfomeada
tags:

ai..adoro franchesinhas..bem..agora nem tanto..(tenho um cliente que tem um restaurante e que as Franchesinhas são a Rainha da casa..por isso fiquei um pouco farta)..mas aqui que eles não ouvem..bem para dizer a verdade aquelas t~em massa no meio e nem consigo comer toda!!!Mas vou experimentar com a Tua receita!..

Obrigada pelo teu carinho..e quem sabe um dia não nos encontramos ?'com as crianças e tudo..??

beijnhos Amiga
Just Moments a 18 de Agosto de 2008 às 18:27

Sabes também gosto muito de francesinhas, e tambem não consigo comer uma sozinha, por issi prefiro fazer em casa . Assim faço uma a minha medida e as outras a medida da "gula" deles. Porque não? É só dizeres e está combinado. Beijinho grande, Guguinha
PS: não agradeças o miminho, todas nós gostamos de os ter, umas vezes umas outras vezes outras.
guguinha a 18 de Agosto de 2008 às 18:46

Assim já gosto mais... Que coisa feia, ter prometido e nunca mais dar a receita!!!
Eu como já disse, também não sou capaz de comer uma inteira. Bem, também nunca experimentei comer uma enquanto grávida, se calhar marchava toda... É como te digo, aqui por baixo não à muito sitio onde as encontrar, ou se calhar sou eu que não sei procurar.
Bjs e muito agradecida!!!
LEA a 18 de Agosto de 2008 às 19:39

É pá, o anterior comentário foi antes de ler a receita. Pois agora deu-me cá uma vontade... Que comia logo as 2. Pena é que não tenha todos os ingredientes em casa.
Jokas
LEA a 18 de Agosto de 2008 às 19:47

Não é que a minha Coisa Fofa já não nasce com cara de francesinha!!! Pois é, tive que mudar alguns ingredientes (poucos e a quantidade manteve-se), mas fiz uma Francesinha e comia toda, TODINHA!!! Quase que não me mexo!!!
És a minha melhor amiga (desde pequenina)!!!
Devo de ter engordado 2Kg, pois comi algumas batatinhas fritas e tudo... E estava óptima, mais uma vez, estou-lhe muito grata, AMIGA...
Beijos
LEA a 18 de Agosto de 2008 às 21:10

Ainda bem que não vaio nascer com cara de francesinha, eu iria ficar cheia de remorsos, que nasça linda como os manos e a mamã. Já sabes que podes contar comigo ,em tudo o que te possa ajudar. E outra coisa , por favor trata-me por tu. Lá por ter 38 anos ,não sou velha, nem tia!!Beijinhos, Guguinha
guguinha a 19 de Agosto de 2008 às 09:52

A familia completa

My Family from WiddlyTinks.com
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
14
15
16

17
20
21
23

24
25
26
30

31


Onde estou
Awareness Ribbons Customized - ImageChef.com
Quem me visita e visitou
online
eXTReMe Tracker
blogs SAPO