Bem vindos ao meu blog! Aqui conto histórias adocicadas de mãe do Guga do Jomi e da Sofi Relato histórias de uma mãe babada/galinha como todas as outras, rendida a uma dedicação total aos 4, pois o pappy tambem conta!

22
Abr 08
As Adenóides e as Amígdalas são os "órgãos de defesa", que têm um papel básico na memória imunológica da criança. Como "gânglios diferenciados" estes órgãos têm alterações frequentes do seu tamanho em função de diversos estímulos - nomeadamente de infecções e/ou alergias. O seu posicionamento é estratégico: as Adenóides no "fim do nariz" e as Amígdalas no "fim da boca". Assim sendo fazem a protecção das duas vias de entrada de ar .

No local de inserção das adenóides encontram-se os orifícios por onde "respiram os ouvidos" - Trompa de Eustáquio. Por este motivo, o crescimento (hipertrofia) das adenóides provoca frequentemente acumulação de liquido no Ouvido Médio (Otite Serosa) - esta situação provoca uma surdez transitória que pode ser assintomática e tornar-secrónica

As Adenóidites e as Amigdalites são inflamações destes orgãos provocadas por infecções (bacterianas ou víricas) e/ou alergias.Quando isso acontece,estes aumentam de tamanho e podem provocar uma sucessão de alterações locais que levam ao aparecimento dos quadros clínicos tais como: Surdez, Sinusite, Obstrução Nasal, Atraso no crescimento, entre outros.
Só devem ser operadas quando provocam mais desvantagens do que vantagens.
 Trata-se de uma decisão do médico compartilhada com os pais que devem estar devidamente informados.
A Otite Serosa resulta de um não funcionamento (disfunção) da trompa de Eustáquio. Esta disfunção é quase sempre provocada por obstrução pelas adenóides. Trata-se de uma patologia que muitas vezes é sub-diagnósticada ,pois ,muitas vezes nem nos apercebemos de que ouvem mal. Só depois na consulta, é que ao ouvirmos o médico falar, nos lembramos de determinados pormenores, tais como, verem a TV muito próximo ou porem o som muito alto, ou chamarmos e não nos responderem.Ou repetirem várias vezes, "diz!", "não percebi!"
O que leva a criança a longos períodos de surdez com inevitáveis desvios no seu desenvolvimento.
O Timpanograma tem uma sensibilidade de quase 100% para detectar/confirmar esta patologia.
Esta patologia normalmente resolve-se com a cirurgia e a maior parte das crianças ficam bem.
desculpem a exaustão do tema, mas como também já passei por isto com o meu doce do meio, e para tentar colaborar tirar algumas dúvidas achei por bem postar. Aceito sugestões.
publicado por guguinha às 17:38
sinto-me: Conseguirei?

Olá!
Estas ...ites todas deixam qualquer mãe à beira de um ataque de nervos!
E não vou falar muito nelas que elas não se têm lembrado muito dos meus Piolhos (ainda bem!)... e não lhe quero dar ideias!
Beijos
Migas a 22 de Abril de 2008 às 23:50

Obrigada Guguinha, este post foi para mim...
É realmente o que se passa com o meu Guguga, ele era uma criança que começou a falar muito cedo, com apenas um ano dizia palavras com alguma complexidade como: larga-me ou deixa-me. E todos se admiravam como falava tanto, de repente, por coincidência depois da operação do irmão, à ano e meio começou a regredir primeiro na fala e depois noutras coisas e a fazer apneias durante o sono... Espero sinceramnete que a operação, apenas se limite às amigdalas e adenoides e que tudo se resolva por aí. O Cris nem me apercebi que ouvia mal, pois sempre falou muito bem (nunca trocou letras nem coisas assim) e nunca teve dificuldades de maior, nem sequer colocaram tubinhos nos ouvidos. Já com o Guga eu apercebi-me logo que algo não estava bem... Como se começou a isolar, a falar cada vez menos e a não se percebe o que diz, e depois há a história das apneias, disseram que tinha que ser operado com urgência e assim vai ser (antes dos 3 anos). Já devia ter sido mas na pediatria do hospital não tem havido vagas (já foi desmarcada 2 vezes).
Muito agradecida pela tua preocupação... E como tu sabes pois já passas-te com 1, são sempre os nossos bebés. A vantagem que o Cris tinha que o Guga não tem é que como era mais velho lhe expliquei tudo o que ia acontecer, coisa que não dá para fazer com o Guga por muitas razões...
Beijos grandes e mais uma vez obrigada... Depois dou notícias de como correu a operação.
LEA a 23 de Abril de 2008 às 00:11

Quanto a otites felizmente o meu Gustavo nunca teve, tem 3,5 anos e fui recentemente ao otorrino por iniciativa própria,pois há uns tempos a esta parte ele começou a respirar pela boca, o nariz tapado ou a correr todo o dia e para o meu espanto o médico disse que deveria ser operado de urgência, pois tem tanto a garganta como o nariz obstruídos,avisou-nos para lhe vigiarmos o sono devido a apneia.Mas o meu problema é que ele sofre de alergias e ao ser operado vai ficar pior delas .O que fazer?
Sandra a 23 de Junho de 2008 às 16:01

A familia completa

My Family from WiddlyTinks.com
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

19

26

27


Onde estou
Awareness Ribbons Customized - ImageChef.com
Quem me visita e visitou
online
eXTReMe Tracker
blogs SAPO